RÁDIO AO VIVO - Aperte o PLAY

Bandeira verde reduz custo da energia no início de 2026

 

Foz do Iguaçu (PR), 17/07/2025 - Rede de distribuição de energia. Subestação da margem direita. Lado paraguaio. Usina Itaipu Binaciomal. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ano 2026 vai começar com a energia mais barata, já que teremos bandeira verde, segundo a Aneel, mas outras ações podem ajudar a economizar ainda mais.

Uma é o cuidado de desligar os aparelhos quando não são usados, como faz a família da recepcionista Luciana Durães em casa.

O hábito na casa da Luciana é a primeira dica do engenheiro eletricista Joao Victor Farias para quem quer reduzir a conta de luz. Ele destaca que os eletrodomésticos que mais gastam são chuveiro elétrico, ar-condicionado e máquina de lava e seca.

Vale atenção também para os aparelhos que ficam em stand-by, com aquela luzinha acesa. Eles não estão desligados, apenas em modo de repouso. As placas digitais continuam consumindo energia se ficarem na tomada, explica o engenheiro.

Outras dicas são comprar aparelhos eletrônicos com selo Procel A, que são mais eficientes, ou que tenham modos de economia de energia embutidos.

O engenheiro ainda explica que o consumidor deve observar os horários de consumo caso tenha aderido à Tarifa Branca para evitar o uso entre as seis horas da noite e as nove da noite, que é horário de pico e mais caro.

Fonte: RadioAgência Nacional

Postar um comentário

0 Comentários