Simone Cardoso, de 38 anos, não precisou nem de 24 horas para garantir a renovação automática e gratuita da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), após a medida que autoriza o benefício entrar em vigor.
A enfermeira está entre os 323.459 "bons condutores" brasileiros que já tiveram o documento atualizado até o último levantamento do Ministério dos Transportes, realizado na quarta-feira (14).
Natural de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, Simone é habilitada há mais de cinco anos, mas, em dezembro de 2025, o documento expirou. Ela aguardava o fim das festas para renová-lo, mas nem precisou se esforçar para isso.
O benefício foi liberado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, na última sexta-feira (9). Podem ter acesso à renovação motoristas que respeitam as leis de trânsito à risca há pelo menos um ano — ou seja, não possuem multas nesse período.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/F/X/lAu7RxQFC7ZKYWxFjMRQ/whatsapp-image-2026-01-16-at-20.42.45.jpg)
Mulher que ganhou renovação da CNH por ser 'boa condutora' revela hábitos para evitar multas — Foto: Arquivo Pessoal
Como garantir o selo de bom condutor?
Manter a CNH "positiva" pode parecer difícil para algumas pessoas, mas não para Simone. Ao g1, ela revelou algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa.
"O que eu fiz para não ter infrações e continuo fazendo é [seguir] respeitando o sinal, respeitando a velocidade, conduzir com segurança, observar a sinalização do trânsito, não cometer vícios... continuo sendo uma condutora positiva".
Esses mesmos hábitos foram reforçados por outro motorista da Bahia. Ivonei Passos, de 41 anos, mora em Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, e é habilitado desde 2021, mas nunca recebeu uma multa.
Quando viu o anúncio da renovação automática em um telejornal, o baiano ativou o selo de "bom condutor" e ficou no aguardo. O resultado também veio no último sábado.
g1 Bahia

.png.png)


0 Comentários