Arraiá das escolas da zona rural: A alegria e a tradição junina encantaram as comunidades do interior




A tradição nordestina e o autêntico forró encheram de cor e emoção a zona rural do município. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o Arraiá das Escolas do das comunidades rurais movimentou diversas localidades ao longo de todo o mês de junho de 2026, unindo de forma única a comunidade, as famílias e o ambiente escolar.

As praças e pátios das escolas das comunidades rurais ganharam decoração caprichada, com bandeirolas e fogueiras artificiais para receber o público. Os estudantes deram um espetáculo de ritmo, sincronia e carisma, vestindo trajes típicos e chapéus de palha para apresentar as tradicionais quadrilhas juninas.
Cronograma 
As festividades aconteceram de forma descentralizada para garantir o resgate cultural em todas as regiões:
  • Dia 18: A animação começou na comunidade de Buriti Cortado, com a apresentação da Escola Manoel Acácio. No mesmo dia, o povoado de Cocos festejou com os alunos das escolas Lídia Porto e Mateus Souza Vieira.
  • Dia 19: O arrasta-pé seguiu no distrito de Várzeas, com as escolas Frederico Rodrigues de Oliveira e José Alves Sobrinho. Simultaneamente, em Mourão, as apresentações ficaram por conta da Escola Senhor do Bonfim e do ABC da Infância.
  • Dia 22: A folia junina movimentou Tabua com as apresentações das escolas Deputado Luiz Braga e Jutahy Magalhães. Ainda no mesmo dia, a comunidade de Lagoa Clara organizou uma grande festa unindo as escolas Adelino de Souza Lima, Padre José de Anchieta e a Escola Estadual Veronildo Mendes.
  • Dia 23: A Escola D. Pedro I levou o brilho junino e muita energia para os moradores do Sapé.
  • Dia 26: O encerramento do circuito rural foi marcado por muita dança e forró na comunidade de Canabrava, com a Escola Olavo Bilac, e em Bebedouro, com as exibições da Escola Monteiro.
Reconhecimento e Parceria
O sucesso de cada um desses arraiás reflete o empenho coletivo de quem faz a educação acontecer diariamente nos quatro cantos do município.
A coordenação do evento fez questão de registrar os agradecimentos oficiais: "Nossa gratidão ao secretário Kedim e sua equipe da Secretaria de Educação que prestigiaram o nosso Arraiá. Foi uma alegria contar com a presença de vocês nesse momento tão especial. Muito obrigada pelo carinho, apoio e parceria!"
VEJA MAIS FOTOS A SEGUIR:
ESCOLAS DE COCOS:



Escolas Senhor do Bonfim,  Mourão e ABC da Infância,  Morro Vermelho:










ESCOLAS DE TABUA






ESCOLAS DE LAGOA CLARA





Escola D. Pedro I,  Sapé



Baianópolis









SVFM.com.br
José Carlos Brito

Postar um comentário

0 Comentários